Ribeirão Preto – Projeto arrecada livros para distribuição gratuita à população

julia-livros_1024x768Começou nesta semana a campanha de doação de livros para o Criar Leitores 2012. Esta é a terceira edição do projeto, idealizado pelo Criar Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, em parceria com o Instituto do Livro, Secretaria Municipal da Cultura, Oficina Cultural Candido Portinari e Biblioteca Padre Euclides. A distribuição gratuita dos livros pela cidade terá início dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro.

A arrecadação dos livros vai até o dia 16 de abril, nos seguintes pontos de coleta: Criar Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, Oficina Cultural Candido Portinari, Instituto do Livro de Ribeirão Preto/ Casa da Cultura e Biblioteca Padre Euclides. Para que os livros sejam selecionados para o projeto, a organização levará em conta a relevância literária e seu estado de conservação. A expectativa é arrecadar no mínimo 300 livros para a distribuição deste ano.

Todos os livros selecionados recebem o carimbo com a mensagem “proibida a venda” na capa e uma etiqueta na contracapa com um convite ao público a participar. O participante pode levar o livro para ler e depois, devolver em um dos pontos de troca.
O objetivo do Criar Leitores é democratizar a leitura e socializar o conhecimento. Nas edições anteriores, a ação distribuiu cerca de 500 livros gratuitamente, em locais de grande circulação. Os livros são deixados propositalmente, como se tivessem sido esquecidos sobre mesas, bancos e cadeiras, em praças, lanchonetes, rodoviária, aeroporto e nos pontos oficiais de troca. “Ao encontrar e abrir o livro, a pessoa é convidada à leitura e somente depois, se desejar, pode deixá-lo novamente em um dos pontos de troca ou em local público para que outra pessoa leia”, explica Daniela Lui, gerente de marketing do Criar e coordenadora do projeto.

Endereços pontos de troca:

Criar Ribeirão Preto – Rua Lafaiete, 939, Centro.
Oficina Cultural Candido Portinari – Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro.

Instituto do Livro de Ribeirão Preto – Casa da Cultura – Morro Alto do São Bento, s/n, Jardim Mosteiro.
Biblioteca Padre Euclides – Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar – Centro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s