Biblioteca Municipal recebe exemplares do livro Itanhaém Histórica

 

 

Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

clip_image001

A obra traz um resumo da história itanhaense desde a fundação, em 1532

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu no dia 22 de dezembro a doação de três exemplares do livro Itanhaém Histórica, que traz um resumo da história do Município, desde a fundação, em 1532, até a década de 90, no século XX.

O livro se dedica a explicar o contexto de formação e transformação do simples povoado implantado por Martim Afonso de Souza, em 1532, em cabeça de capitania e capital de uma região que abrangia todo o Vale do Ribeira.

A infraestrutura da Cidade também é destacada, pois foi por meio da chegada da rede elétrica, fornecimento de água encanada, abertura da ferrovia e da rodovia e a exportação da banana que o pequeno vilarejo de pescadores adquiriu feições de um município, atraindo novos habitantes e a atenção do Governo do Estado, que passou a aplicar mais recursos na cidade que, até 1959, abrangia também os distritos de Mongaguá, Peruíbe e Itariri, mais tarde emancipados.

Um dos aspectos interessantes do livro é a cronologia histórica, resgatando passagens importantes e marcantes em Itanhaém, com fotos e imagens inéditas de um período em que o Município era o local preferido de descanso de artistas e intelectuais, lideranças políticas nacionais e membros do alto escalão do judiciário paulista.

O livro foi escrito por André Caldas, que é editor do jornal Fatos de Itanhaém desde 1995, para homenagear os 480 anos de fundação de Itanhaém, a serem comemorados em 2012. A obra tem 160 páginas e está à venda em bancas, livrarias, bazares, hoteis e pousadas.

Os arquivos do jornal e a colaboração de famílias tradicionais itanhaenses foram importantes na elaboração da pesquisa histórica. A mesma contribuição está sendo importante na produção de outros dois livros sobre a história da cidade. O primeiro, intitulado Boleiros de Itanhaém, resgata a história do futebol de várzea entre os anos 30 e 60; o segundo, previsto para ser lançado em outubro, é intitulado Meu Mestre Minha Vida, e traz a biografia de educadores que perpetuaram seus nomes na história itanhaense.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s