Mãe Stella irá falar sobre seus livros nesta quarta-feira no Pelourinho

 

Mãe Stela de Oxossi irá discutir a tradição africana
no projeto Com a palavra o Escritor
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

A ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi, é a convidada desta quarta-feira (27), do projeto Com a Palavra o Escritor, da Fundação Casa de Jorge Amado, no bairro do Pelourinho, em Salvador.
O projeto está completando 17 anos, e tem como proposta, aproximar o público com o trabalho de escritores.

Nesta quarta (27), em numa sessão realizada às 17h,  Mãe Stella de Oxóssi será apresentada pela etnolinguística Yeda Castro , que é doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire e depois Mãe Stella de Oxóssi vai comentar sua trajetória como escritora e responder perguntas.

História
Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, Iya Odé Kayode, é respeitada por suas idéias no país e no exterior, sendo uma referência em termos de diálogo inter-cultural e inter-religioso . Ela vai falar sobre suas cinco obras publicadas, entre elas: “Meu Tempo é Agora”  e  “Oxóssi – O Caçador de Alegrias”.

Mãe Stella de Oxóssi, foi a primeira ialorixá a escrever livros e artigos sobre sua religião. Para isso, ela viajou várias vezes à Africa para aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura iorubá transformando-a numa herança escrita (historicamente a cultrura iorubá é passada oralmente).

O trabalho de Mãe Stella, possibilitou maior divulgação dos cultos africanos e da religião dos orixás em todo o país. Ela tem proferido palestras e participado de seminários em diferentes partes do Brasil e do mundo.

Em 2005 ela recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UNEB). Ela ganhou também as comendas Maria Quitéria (Prefeitura do Salvador), da Ordem do Cavaleiro (Governo da Bahia) e comenda do Mérito Cultural (Presidência da República).

Na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), contra o racismo e a intolerância, ocorrida em Durban, em agosto de 2001, ela foi uma das mais fortes lideranças brasileiras.

Graça Campos

Do G1 BA

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s